PDD encerra pautando o tema gestão

Gestores, líderes empresariais e executivos participaram, neste fim de semana, do último encontro do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes, da Fundação Dom Cabral, em parceria com a Unindústria. O curso de capacitação, que iniciou ainda no mês de junho, contou com módulos que trabalharam os temas estratégia, finanças, pessoas, processos, marketing e, por fim, trouxe o tema "Gestão de Projetos".

Quem ministrou a última aula foi o professor Lúcio Diniz, que, de um modo de prático e acessível, abordou uma visão prática de gestão, a partir de inúmeras possibilidades que os projetos, dentro das empresas, possam ser efetivos e gerar resultados. 

De acordo com ele, o último encontro contou com dois objetivos específicos, que foram trabalhados com os participantes: o primeiro era fazer com que as pessoas percebessem a importância da gestão de projetos como desenvolvimento das empresas a partir da operacionalização de estratégias, mostrando que que os projetos são verdadeiros agentes de mudanças. Já o  segundo objetivo focou na parte metodológica e em como administrar um projeto a partir de uma necessidade. De acordo com o professor Lúcio, “durante o curso, tivemos várias questões a serem administradas: stakeholders (público estratégico), cronograma, tempo, orçamento, riscos e qualidade e, para isso, fiz grupos com os participantes para que pudessem desenvolver um projeto a partir das metodologias propostas. Utilizei durante a aula uma dinâmica de grupos em que cada um interage com os demais participantes, para que no fim percebam um projeto como um todo, com as variações e implicações”, destacou.  Para o professor, a gestão de projetos é fazer as coisas aconteceram, por isso, este último módulo do PDD interliga todos os outros assuntos tratados, pois “projeto” é um meio de viabilizar as estratégias e, estratégia empresarial, de acordo com ele, envolve recursos humanos, maketing, finanças, processos e etc, e o objetivo do PDD é dar a visão do todo.

Para o diretor presidente da Unindústria, Walmir Badalotti, este módulo superou as expectativas, pois trouxe para a prática, as bases conceituais e pragmáticas necessárias à gestão de projetos nas organizações, métodos, técnicas, instrumentos e ferramentas, visando sempre a evolução sustentável da empresa. Para ele, o PDD encerra de forma positiva. “Neste programa buscamos uma integração entre os conteúdos dos seis campos da gestão, com foco essencialmente prático e aplicado à realidade do dia a dia das empresas e dos seus gestores. A partir dos conteúdos básicos, vinculados à qualidade da gestão e dos conteúdos de suporte e de otimização, certamente finalizamos nosso curso trazendo para o nosso dia a dia melhoria no desempenho e excelência das empresas”.

 Fundação Dom Cabral

A Fundação Dom Cabral teve sua equipe atuando ao longo dos seis módulos. A FDC está há dez anos entre as melhores escolas de negócios do mundo, segundo o ranking da Financial Times. Com 39 anos de experiência, cerca de 40 mil executivos participantes por ano e 2.100 empresas clientes por ano, a Fundação Dom Cabral é conhecida por ser uma escola de negócios brasileira com padrão e atuação internacionais de desenvolvimento e capacitação de executivos, empresários e gestores públicos. Contém cinco núcleos de geração de conhecimento, oferecendo o que há de mais inovador, por meio de soluções educacionais internacionais e nacionais, sustentadas por alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições na Europa, Estados Unidos, Inglaterra, China, Índia, Rússia e América Latina. A rede de escolas permite o acesso a modernas ferramentas de gestão, troca de experiência e a geração conjunta de conhecimento. 

Compartilhe

Receba nossas novidades