“Gestão de Pessoas” foi o tema que norteou os debates do quarto módulo do PDD

 

O Programa de Desenvolvimento de Dirigentes - PDD, que aconteceu nesta sexta-feira e sábado, chegou ao seu quarto módulo. A partir da temática “Gestão de Pessoas”, o professor Paulo Roberta Villamarim explorou o tema abordando sobre como gerir pessoas. Inicialmente, foi feita uma contextualização de cenário, mostrando que quem gere pessoas são principalmente os gestores e que o setor de Recursos Humanos deve ser um facilitador para que este trabalho flua da melhor forma possível.

Na oportunidade, o professor trabalhou a importância da liderança, destacando a competência dos gestores para se relacionar com pessoas que, de acordo com ele, hoje, o mais importante nos ambientes de trabalho são os bons relacionamentos em ambientes de confiança, a fim de que as pessoas sejam engajados nas estratégias das empresas. O papel do líder é, então, investir no engajamento, formação e encantamento das pessoas.

Ao longo dos dois dias de imersão, foi trabalhado fortemente o problema de comunicação. De acordo com o professor Paulo, poucas empresas tem um sistema de comunicação perfeito. Para trabalhar o tema, ele trouxe um jogo em que é possível mostrar como deve ser feito um processo de comunicação eficaz dentro das organizações. Foi realizado um exercício em que as empresas foram misturadas e os participantes devessem relatar boas práticas de comunicação dentro de suas empresas.

Esta troca, conforme o professor, é muito importante, pois uma boa prática de comunicação de uma empresa pode ser adotada em outra. “É importante as pessoas saberem ouvir, serem assertivas e terem a capacidade das pessoas dar e receber feedback”, disse ele. Para isso, foi feito uma simulação de entrevista de feedback, em que foram formados trios, que trabalharam problemas reais. A dinâmica foi a seguinte: uma pessoa dá o feedback, uma recebe e a terceira pessoa observa o processo. “Formei trios fazendo dupla com pessoas da mesma empresa e a terceira não. As pessoas de fora podem observar muita coisa. A dinâmica foi muito rica, vista com outro olhar e cheia de contribuições. Depois expliquei o processo e a importância dos feedbacks”, explicou Paulo.

No fim do programa foi trabalhado o tema “equipe”, em que foi falando sobre como formar uma equipe de alta performance. Os presentes fizeram um diagnóstico da equipe e as ações em que a equipe devem requerer investimento. Após isso, foi feito uma atividade de aproximadamente três horas em que foram analisadas as variáveis envolvidas ao trabalhar com pessoas. A atividade foi baseado na “teoria dos jogos”, que conta com cooperação, competição, traição e outras sete variáveis envolvidas em que permeia a confiança. De acordo com o professor Paulo, “quando se consegue conquistar a confiança, tudo flui, antes disso, há a competição, a traição e etc. Ou seja, fechamos o módulo com as inúmeras variáveis que trabalhei ao longo do módulo”.

                A gestora de RH da Brastelha, Helena Maria Badalotti participou pela primeira vez do PDD e saiu da aula satisfeita com os novos ensinamentos. De acordo com ela, o momento foi de excelente qualidade e muitas experiências. “O professor Paulo, com vasta experiência e conhecimento na área de Gestão de Pessoas nos disponibilizou várias ferramentas para o setor de RH a nós enquanto gestores e líderes, para podermos formar nossas equipes e sermos mais competitivos profissionalmente em nossas empresas. Tenho absoluta certeza de que teremos outra visão e usaremos todas as ferramentas que foram experenciadas por nós nestes dois dias de intenso aprendizado”.

 

Compartilhe

Receba nossas novidades