Programa de Desenvolvimento de Dirigentes debate tema “finanças”

Neste fim de semana, dias 17 e 18, aconteceu na Casa Del Pino o quinto encontro do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes - PDD, da Fundação Dom Cabral. O professor da FDC, Itamar Miranda Machado, desenvolveu o módulo de finanças, mostrando aos participantes o quanto a gestão financeira impacta nos negócios e nas empresas

De acordo com o professor, o objetivo deste curso é trazer para os gestores de todas as áreas a importância do conceito de finanças para o processo de tomada de decisões. Conforme ele, o gestor comercial, por exemplo, deve se questionar se, um dia a mais de prazo para um cliente pagar, refletirá no caixa da empresa. Do mesmo modo, o setor de compras tem que saber qual é o reflexo de um dia a mais de prazo com o fornecedor. Já o pessoal da indústria tem que entender que para comprar uma máquina ou um equipamento, esta nova aquisição tem que dar algum retorno para a empresa. “Entendemos que finanças é um pilar de sustentação da empresa e gestores de todas as áreas, não somente o da área financeira, tem que entender o conceito para o processo de tomada de decisão, ligado sempre a estratégia da empresa que atua”, explicou o professor Itamar.

A gestora da Kerbermix, unidade Erechim, Viviani Brum de Camargo Moscato dos Santos está participando desde o primeiro módulo e contou que a experiência tem sido inspiradora e grandiosa. Para ela, cada disciplina tem privilegiado os presentes com professores que dispõem de uma gama de conhecimentos e experiências muito rica, vivenciada em empresas dos mais diversos segmentos. “Um aspecto relevante do curso, é que todas as disciplinas tem sido conduzidas de uma maneira dinâmica. Os professores nos apresentam alternativas para voltar aos nossos postos de trabalho munidos de informações e ferramentas que nos ajudam a pensar estratégias de negócio e a traduzir este pensamento em prática. Outro aspecto que tem agregado bastante valor é a troca de experiências entre os participantes do curso, durante as dinâmicas realizadas nas aulas”, explicou Viviani.

Sobre o módulo deste fim de semana, a gestora da Kerbermix disse que ficou evidente que gestores de todas as áreas e não apenas da área financeira precisam conhecer os conceitos que englobam o financeiro de uma empresa, a fim de saber como as informações de finanças influenciam e podem colaborar no processo de tomada de decisões dos negócios. “Conhecer o ciclo financeiro, a necessidade de capital de giro, e como eles influenciam no resultado dos negócios, é uma informação essencial para as empresas, em especial ao cenário econômico em que vivemos atualmente”, destacou.

O próximo e último módulo do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro, e abordará o tema “Gestão de Projetos”, em que os presentes terão a oportunidade de discutir bases conceituais e pragmáticas necessárias à gestão de projetos nas organizações, métodos, técnicas, instrumentos e ferramentas, visando sempre a evolução sustentável da empresa. As vendas individuais deste módulo já estão sendo realizadas e há duas vagas disponíveis. Mais informações podem ser obtidas através do contato telefônico da Unindústria: (54) 2106-5982.

Compartilhe

Receba nossas novidades