Gestão de pessoas: metas e desafios

“O que são metas?” A manhã desta quinta-feira, dia 28, iniciou com uma reflexão sobre este tema. Metas, de acordo com a psicóloga e coach Aline Miranda Dotta é ter clareza do que queremos alcançar. Este foi o tema que norteou a quarta edição do “Café com RH”, um encontro que acontece mensalmente na Unindústria com profissionais ligados ao setor de recursos humanos e gestão de pessoas das empresas associadas.

Para atingir metas de forma eficiente, Aline destacou a importância de manter um cronograma de acompanhamento para realizar os objetivos traçados. A tabela inicia com os motivadores, ou seja, o que é importante. Na sequência, os sabotadores, que é o que os outros perdem com isso. Após, os valores, ou seja, o que é importante e relevante para alcançar a meta; em seguida vem as estratégias, que são as ações e os passos necessários para chegar até o objetivo final e, por fim, os recursos necessários. “Enquanto profissionais do RH, vocês devem sempre pensar o que querem conquistar e qual é o legado do setor que vocês querem deixar”, disse a palestrante.

Ao longo de sua fala, Aline citou uma frase conhecida, em que diz que os clientes nunca vão amar a empresa até que os empregados a amem antes. A reflexão, de acordo com ela, mostra a importância de estar atento aos detalhes, que muitas vezes, fazem toda a diferença. Para isso, ela deu algumas “neurodicas” que podem colocadas em prática: lidar com as diferenças dos outros e aprender a tirar sempre o melhor; estabelecer metas claras (RH – empresa – funcionários) e manter um foco mental, pois o cérebro se alimenta do que pensamos e isso faz com que os resultados aumentem em até 10%.

Por fim, Aline destacou que é muito importante que a mudança e o objetivo de traçar metas comecem por nós mesmos. “Se ajude para ajudar os outros, se melhore para melhorar os outros, se adapte para que os outros se adaptem e tenha coragem para que os outros tenham coragem também. Se desafiem! Vença os desafios para que os outros possam vencer também” foi o que sugeriu a psicóloga.

 

Compartilhe

Receba nossas novidades