Gestão de pessoas: estratégias de neurociências aplicadas ao RH

Na manhã desta quinta-feira, dia 30, encerramos um ciclo de palestras realizadas ao longo deste ano, voltada aos profissionais de Recursos Humanos das empresas associadas à Unindústria. Neste último encontro, a psicóloga e coach Aline Miranda Dotta trabalhou o tema “Gestão de Pessoas – Estratégias de Neurociências Aplicadas ao RH”.

A manhã iniciou animada e cheia de conhecimento. Com uma experiência diferente de relaxamento e integração, Aline aplicou uma dinâmica de grupo chamada “chart”, que tem o objetivo de transformar o estado de aprendizagem de passivo para ativo. Além disso, ela deu várias dicas para que os profissionais possam colocar em prática em seus ambientes de trabalho, com o objetivo de torna-lo cada vez melhor e prazeroso.

Para que isso se torne efetivo, Aline destacou algumas formas em que se pode fazer com que o cérebro aja de forma positiva. De acordo com ela, podemos alternar a partir de várias ações, como por exemplo: tomar sol, uma vez que a luminosidade interfere diretamente na produção de químicos para ativar nosso sistema; ouvir música,  pois essa ação está vinculada a memória, e quando escutamos músicas podemos reviver situações; ingerir chocolate, uma vez que é um poderoso ativo para colocar o cérebro em modo positivo e, por fim, exercer a prática da gratidão. “Quando agradecemos, disparamos químicos positivos em nosso corpo. Enquanto RH, quando se fala em cérebro, direcionamos a nossa fala para os profissionais e para quem iremos receber dentro do setor. São técnicas que tem que ser colocadas em prática conosco e com as pessoas que trabalhamos. Devemos estimular que as pessoas agradeçam pelo menos três coisas por dia, bem como ver as coisas boas que realizam no trabalho, pois a tendência é sempre ver o que é ruim”, destacou.

 Outra estratégia eficiente é promover um local de trabalho cada vez melhor, estimulando um ambiente de recompensa, pois quando se está em um ambiente de ameaça, isso torna com que o medo vire foco. E, quando as pessoas estão com medo, o corpo e coração ficam agitados, bem como a fisiologia muda. De acordo com Aline, em um ambiente de ameaças, seja pela troca de gerente, troca de sistema, crise, etc, se estimula um ambiente de pavor, em que é impossível conseguir entregar as demandas que se tem. Deste modo, elogios e feedback positivos são importantes em um ambiente de trabalho, fazendo com que o trabalhador tenha uma visão sistêmica, focada nas possibilidades e não nos problemas.

Outra tática tem a ver com a química, em que se precisa estimular a liberação de dopamina no corpo. “Queremos estimular a produção, pois ela tem a ver com atenção, memória, humor, foco, motivação, produtividade e memorização. É um poderoso potencializador de ações” destacou Aline. Então, de que forma enquanto RH se pode estimular a produção de dopamina? A psicóloga explicou que é necessário fazer com que as pessoas percebam as conquistas que tem ao longo da vida na empresa, estimular que a pessoa comemore as metas alcançadas e coloquem em prática a técnica da gratidão.

Por fim, Aline também falou da importância da meditação e qualidade do sono, destacando que há muitas pesquisas e existem benefícios comprovados de que diminui ansiedade, dores, melhora a capacidade de concentração e emoções, melhora o bem estar geral e, além disso, tem baixo custo. “É preciso começar a prestar atenção no que fazemos: amarrar um tênis, tomar uma água... precisamos estar atentos nas ações mais simples do dia. Assim as pessoas trabalham mais dispostas e produzem mais. A meditação libera serotonina na corrente sanguínea e além dos benefícios já citados, ela dá consciência do que fazemos, seja conversando com líder, falando com funcionário, fazendo seleção. É fundamental ter consciência no que se faz”. 

Compartilhe

Receba nossas novidades