Terceiro módulo do curso de Gestão de Vendas abordou a importância de um pós venda de qualidade

O terceiro módulo do curso de Gestão de Vendas aconteceu nesta sexta-feira e sábado, com o professor Alessandro Lunardon, no Hotel Blue Open. O tema em pauta foi a importância do pós vendas e ações que gestores de vendas podem desenvolver para qualificar a relação com seus compradores e obter novos negócios de acordo com cada perfil de cada cliente.  

De acordo com Lunardon, existem dois tipos de pós venda: o formal, que ele define como aquele que o vendedor faz uma ligação ou visita para certificar se a venda está de acordo com a expectativa do cliente. "É uma das opções de acompanhamento com o cliente, para que em eventuais desafios ou problemas isso rapidamente seja sanado com alguma ação de correção", explicou. Há também o caderno de resultados, em que algumas empresas tem que provar que seus produtos tem diferenciais. Uma ação muito legal, de acordo com o professor, é reunir todas as informações bacanas das vendas e fazer um case. "Você pode ter feito a sua venda do ano, do seu melhor produto, mas é sempre preciso provar e mostrar para que seu produto tenha a sensação de valor perceptível", explicou Lunardon. Deste modo, ele explicou os três primeiros passos da venda formal: ligação, visita e cases. 

A pós venda informal, no entanto, é aquela que faz com que o cliente lembre de você e o melhor exemplo que Lunardon destacou são as famosas ligações para os clientes em momentos como aniversário e datas comemorativas. "É algo simples, mas que se utilizado com disciplina e frequência, faz com que o cliente lembre sempre de você, antes de qualquer outro concorrente". Além deste, Lunardon destaca que programas de descontos também são importantes, para que quando o cliente for tomar decisão de compra, as ações de relacionamento tenham o peso em decidir por você. 

Um pós venda de qualidade é fundamental para que o cliente escolha o produto e a empresa que o gestor representa. Pensar estratégicamente no cliente faz com que o profissional de vendas se destaque e construa excelentes relações e negócios futuros.

O programa de Gestão de Vendas teve seu último encontro neste fim de semana. As aulas serão retomadas em janeiro, em continuidade aos módulos programados.

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