Como ingressar no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está em constante evolução. Novas tecnologias, alterações na forma de gerenciar empresas e novas profissões surgindo marcam algumas das mudanças. No entanto, o processo seletivo não tem sofrido grandes mudanças. Para se destacar em uma entrevista de emprego, por exemplo, há algumas dicas que, mais que recomendadas, podem ajudar quem busca uma nova oportunidade. 
Para ajudar neste processo, a psicóloga e coach Aline Dotta contou que a dica mais poderosa durante uma entrevista de emprego é encontrar evidências para os pontos fortes. “Não adianta mentir ou enganar”, disse. Para ela, quando se está precisando de um emprego, algo que impacta na sobrevivência, as pessoas tendem a fazer o que for necessário para conseguir a vaga. No entanto, ela pondera que enganar é uma ilusão. “O ideal é buscar um trabalho em que seja possível utilizar o talento. Deste modo, as tarefas vão ser executadas com maior facilidade”. 
Nesse sentido, Aline frisa que a dica mais preciosa é saber os pontos fortes e talentos que possui. Isso, de acordo com ela, tem a ver com autoconhecimento. “É preciso conhecer e reconhecer essas características. No momento da entrevista a dica mais preciosa é buscar evidências sobre esses pontos fortes. Por exemplo: se seu ponto forte é organização, procure lembrar exemplos de situações em que sua organização fez a diferença. Algo que você, por meio de seu talento, contribuiu, organizou e transformou, inclusive em seu último emprego”. 
No momento de organizar o currículo para candidatar-se à vaga, Aline destaca que é importante concentrar-se na empresa que deseja, buscar conhecer missão, visão, valores, bem como a cultura em que está inserida. “Sempre digo o quanto é importante abrir o site e montar o currículo olhando para o site da empresa que quer trabalhar, para a vaga que almeja”.

Cadastre seu currículo no portal Unindústria
Por meio do link unindustria.ind.br, o Portal da Unindústria disponibiliza uma seção para que as pessoas interessadas possam cadastrar currículos no banco de dados, que ficarão disponíveis para que as mais de 100 associadas tenham acesso. No portal você pode verificar quais vagas de emprego estão sendo divulgadas pelas associadas e inscrever-se diretamente para a vaga anunciada ou deixar seu currículo disponível para que os profissionais de Recursos Humanos tenham acesso. 
Gostaria de cadastrar? Confira no vídeo abaixo o passo a passo e cadastre seu currículo. 

Compartilhe

Receba nossas novidades