Gestão estratégica norteou os debates do primeiro módulo do PDD

 

Dois dias dedicados para pensar na gestão estratégica: este foi o primeiro módulo do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes, que teve os primeiros encontros nesta sexta-feira e sábado, ambos ministrados pela professora da Fundação Dom Cabral, Isabel Crego.

Objetivando dar uma visão sistêmica do negócio, focando em estratégias, a professora Isabel trouxe aos participantes do PDD a importância de gestores pensarem sempre a longo prazo e nunca no imediatismo. O assunto aconteceu a partir de um debate que analisou o quanto o ambiente externo, seja ele político, econômico ou social, influenciam no desempenho dos negócios.

De acordo com Isabel, a gestão estratégica é a parte da gestão que cuida do futuro da organização, do desempenho e do ambiente externo, de uma forma muito mais ampla e diferente da gestão operacional, por exemplo, a qual muitas empresas e indústrias estão acostumadas. Assim, algumas ferramentas e analises foram levantadas pela professora, que teve como objetivo tirar os gestores da rotina do dia a dia, pensar na solução de problemas e focalizar na área de gestão que, conforme ela, é o início de uma discussão que gera mudanças na organização.

“A estratégia cuida do negócio como um todo. É preciso que a organização conduza mudanças e se adapte ao ambiente externo. Nos dias de hoje, por exemplo, não podemos organizar nosso trabalho como vinhamos fazendo. Precisamos nos adaptar a esta turbulência toda. Fiz um esforço de tirar os gestores do dia a dia e pensar fora da organização, na posição dos clientes, no setor ao qual muitos participam e a partir de um conhecimento maior destes aspectos, estarem identificando possibilidade de mudança e de adequação dos seus negócios ao ambiente e momento atual”, frisou Isabel.

Com bom público, oriundo de indústrias e empresas, o PDD lotou uma parte do salão da Casa Del Pino. Satisfeitos e engajados nas novas estratégias, o gestores e funcionários ficaram atentos em cada dica da professora Isabel. A diretora financeira da Pili Hidráulicos, Marcia Pili, destacou que poder participar de um programa de treinamento realizado pela fundação Dom Cabral já é motivo de orgulho e satisfação. Para ela, o tema abordado oportunizou momentos de reflexão e análises importantes, que no dia a dia não são percebidos. “O primeiro módulo foi excelente. Pudemos perceber o quanto devemos nos preocupar com os “sinais” externos e internos, a fim de que administremos focados em análises mais profundas, que possam nos auxiliar nas tomadas de decisões, garantindo o sucesso de nossas empresas, que deve ser o real papel dos gestores. Parabenizo a Unindústria pela iniciativa de trazer grandes nomes à nossa cidade e nos proporcionar oportunidades únicas como esta, auxiliando na qualificação para expansão e o desenvolvimento de nossa região”, destacou a diretora.

 

Programa de Desenvolvimento de Dirigentes

O PDD é fruto de uma parceria entre a ACCIE e a Unindústria, em conjunto com a escola da FDC e Consultoria e Educação Empresarial (CEDEM). O programa busca integração entre os conteúdos dos seis campos da gestão (estratégia, marketing, finanças, pessoas, projetos e processos), com foco essencialmente prático e aplicado à realidade do dia a dia das empresas e dos seus gestores. O curso tem como finalidade a melhoria da qualidade da gestão com foco em resultados. Por isso, o objetivo é que o conhecimento adquirido ao longo das aulas busque compreender a capacidade para a prática adequada dos mecanismos da gestão de resultados, que conscientize sobre a necessidade de adequação da postura, atitude e percepção, de modo a se transformarem em empreendedores, além de proporcionar conhecimentos para atuação como “um profissional que age e pensa como se fosse dono do negócio”, dentro da perspectiva e dos princípios do empresariamento.

 

Compartilhe

Receba nossas novidades