Conversa x avaliação: o poder das palavras

A terceira edição do Café na Unindústria trouxe para a pauta o poder das palavras. Sob o comando da psicóloga e coach Aline Dotta, os profissionais ligados a Gestão de Pessoas das empresas associadas puderam agregar conhecimento e entender um pouco mais sobre o comportamento das pessoas no momento da seleção, bem como a importância de apender e saber usar palavras de motivação.

Aline introduziu o assunto explicando a importância de usar palavras certas, com ciência e de forma estratégica. De acordo com a psicóloga, é sempre melhor que gestores mostrem a seus funcionários os desafios ao invés de trazer as dificuldades. Embora diferentes, as palavras “desafio” e “dificuldade” evocam o mesmo sentido, mas a forma de utilização de uma delas pode trazer mais confiança, quando utilizada. “Quando pensamos nas palavras desafio e dificuldade, ao trazermos uma situação diferente, é preferível que ela seja encarada como um desafio, do que como uma dificuldade. Este é o poder das palavras ao qual me refiro”, explicou.

Desta mesma forma, a palestrante trouxe outro exemplo muito corriqueiro no dia a dia das pessoas: a palavra “mas”. De acordo com Aline, tudo o que vem após o “mas” em uma frase, geralmente é anulado. Ela explica trazendo um exemplo clássico: “ele é inteligente, mas...”. Como solução, uma série de outras palavras pode ser utilizada para substituir esta expressão, como o porém, entretanto, todavia, contudo. Outro exemplo clássico é a palavra “não”. Quando dizem para a pessoa “não pensar em um elefante cor de rosa”, por exemplo, a pessoa logo pensa no que foi mencionado para “não pensar”. Ou seja, ao invés de usar frases como “não pegue isto”, é sempre preferível usar a forma positiva dela, ou seja, “deixe ali”. Para Aline, estes exemplos trazidos mostram o poder que as palavras tem quando nos expressamos. “Devemos buscar tirar o negativismo das palavras sempre que possível. Palavras de motivação são muito importantes no dia a dia das pessoas. Palavras de autoridade desmotivam tanto quem está falando, quando quem escuta”, explicou.

De acordo com a psicóloga, palavras poderosas são aquelas que ecoam gentileza, educação, simpatia e respeito. Portanto, é fundamental buscar, sempre que possível, substituir palavras que trazem um sentido de negação por positivas, tornando o dia e ambiente em que se está, se vive e se trabalha, mais agradável.

Este é o terceiro encontro realizado na Unindústria, que integra uma programação de cinco palestras que serão realizadas durante o ano de 2017. A primeira palestra objetivou sensibilizar os participantes com conhecimentos de psicologia, neurociência e coaching que proporcionem um novo olhar sobre como as pessoas se comportam nas organizações. Já a segunda palestra teve como foco dar dicas e sugestões sobre como contratar talentos.

Compartilhe

Receba nossas novidades