Importação e exportação: cuidados legais

O Brasil é o maior parceiro dos países sul americano não só em número de pessoas, mas também em negócios. No entanto, os principais parceiros do Brasil continuam sendo a Argentina e Paraguai, devido à proximidade e demanda reprimida, sendo que países com grande potencial como Colômbia e Chile, ficam relegados (de forma geral) a oportunidades spot, tendo estes ainda um grande potencial de desenvolvimento tanto em produtos de grande tecnologia como em produtos de consumo em geral. Dentro da América do Sul ainda há países como Venezuela e Equador, que devido ao controle excessivo do governo, tem riscos e valores de operação maior que os demais, o que momentaneamente, diminui o interesse dos empresários internacionais.

O Brasil é um dos países mais complexos e de maior carga tributária quando se fala em importação no âmbito mundial. Neste sentido, há uma diversidade de travas legais e tributarias para este tipo de operação, como legalização da liberação da empresa para importação, legislação vigente para logística, compra e comercialização de produtos importados, volume e outras complexidades que, às vezes, a energia e tempo destinado a esta operação acaba desestimulando o empresariado a esta operação. 

Na exportação, por outro lado, devido ao interesse tanto do empresariado quanto governamental, os processos são menos morosos e menos complexos, entretanto, um pouco mais volumosos que do mercado interno. Assim, pesquisar bastante nas entidades de classe e utilizar a rede de assessoria em comercio internacional e escritórios contábeis, mitiga bastante o risco para quem quer ser internacionalizar.

Tem interesse em saber como fazer uma importação ou exportação bem sucedida, com planejamento e sem correr riscos? A Unindústria pode te ajudar, estreitando o contato com empresas associadas que trabalham neste ramo. Faça contato conosco. A associação está localizada na Rua Castro Alves, 39, Sala 01- Centro, Erechim-RS. Contato: (54) 2106-5982.

Compartilhe

Receba nossas novidades